• Alex Navarro

Álbum impresso ou fotos digitais? O que vale a pena?

Atualizado: 9 de Set de 2018

DICA DE NOIVA #01


Não tem certeza se vale a pena ter um álbum de casamento impresso ou ter todas as imagens em mídias digitais: DVD, Pen Drive, Blu Ray? Então vou te ajudar expondo minha opinião em mais esta dica de noiva!

Sou suspeito para falar de livros pois, sou um apaixonado por eles, dificilmente me desapego de algum da minha pequena biblioteca que tenho no escritório. Adoro sentir o cheiro das páginas e observar as capas e os títulos quando estão na estante em frente minha mesa de trabalho. Confesso que cada vez que leio um livro, não vejo a hora de compartilhar sobre o conteúdo com outras pessoas, o que aliás, acontece enquanto ainda estou explorando e conhecendo as páginas. Hoje, todo o nosso trabalho com álbuns de casamento é baseado em contar sua história em formato de livros.

A era das imagens digitais chegou trazendo uma mudança não só para as fotografias, mas para o comportamento das pessoas, que acomodadas, arquivam suas fotos em mídias digitais ( Hd, DVD, Pen drive). Não só as fotografias, mas os livros digitais (ebooks) também vem ganhando seu espaço. Óbvio que os benefícios da digitalização são enormes, sem contar com a democratização a milhões de pessoas. O fato é que, tal comportamento acaba colocando em risco um acervo importante da história das pessoas. Quantas pessoas você conhece que perderam suas imagens por estarem armazenadas somente em alguma mídia digital? Hoje as pessoas confiam suas histórias a sorte.

Com certeza não desejo ver a história de seu casamento como aposta dela.

Verdade seja dita! arquivos digitais tem sim suas vantagens. Tanto! que o mercado da fotografia de casamento absorveu rapidamente, logo transformando em produto final. A rapidez de produção, compartilhamento e divulgação é excepcional!

Mídias digitais, vantagens: produção rápida, fácil compartilhamento, número maior de imagens em lugar único, possibilidade de impressão futura, fácil armazenamento.

Mídias digitais, desvantagens: Alto risco de perda, reprodução de backups (cópias), baixa durabilidade, perda de qualidade das imagens, diferença de colorização na impressão.

Uma história pode ser contada de diversas formas. Uma delas é o fotolivro onde a narrativa é produzida através das fotografias.

O mercado da fotografia de casamento apresenta uma grande variedade modelos, cada qual com sua qualidade e sofisticação. Não diferente, as impressões cada vez mais surpreendem pela qualidade dos papéis e inovação dos materiais.

Álbuns impressos, vantagens: sequência lógica de imagens (história), alta durabilidade, 100% personalizável, material táctil, imagens em alta resolução, baixo risco de perda, detém toda a atenção do espectador, não necessita de backups (cópias).

Álbuns impressos, desvantagens: tempo de produção, número reduzido de imagens, cuidado maior com armazenamento e transporte.

O que pensamos:

Profissionais da fotografia de casamento atuam no mercado de forma diferente com relação aos produtos finais (álbuns) apresentando cada qual o seu trabalho, qualidade e condições.

Hoje, entrego meus livros da maneira que acredito ser mais completa: confeccionando o álbum de fotografia e entregando também as mídias digitais. Esta, acredito ser a forma ideal para apresentação de uma história tão importante.

Ofereço também aos meus clientes, a opção de receberem, somente as mídias digitais mas, 99% de meus clientes, optam por nossos álbuns personalizados.

Seja qual for sua escolha! o mais importante é a identificação com as “fotografia”. Desta forma independente do modelo de entrega de sua preferência (álbum ou mídia), as imagens sempre estarão de seu agrado. Agora! Se eu puder te ajudar com minha opinião, opte pelo álbum! e solicite ao seu fotógrafo também os arquivos digitais.

Até a próxima!


242 visualizações